

QUEM

SOMOS
O PCdoB
A história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem início em 1922, quando a sigla é fundada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, por iniciativa de operários e intelectuais que sonhavam com um mundo mais justo e igualitário. Em Campinas, porém, nossa história começa logo após a Segunda Guerra Mundial – e atravessa o conturbado século XX, em grande parte na ilegalidade (houve um tempo em que ser comunista era proibido).
O PCdoB é um partido marxista-leninista, orientado pelo socialismo científico criado pelos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvido pelo revolucionário Vladimir Lênin. Lutamos por uma sociedade onde não haja exploração e onde todos possam ter acesso à saúde, moradia, trabalho e educação de qualidades.
Com cerca de 80 anos de existência, o PCdoB de Campinas esteve à frente das principais lutas da população e contribuiu com o desenvolvimento da cidade, direta ou indiretamente. Essa história, contudo, não faz parte do passado. Ela continua sendo escrita e não tem data para acabar.
Muitas das conquistas habitacionais do povo campineiro foram resultado das mobilizações populares por moradia, organizadas por nossa militância, sobretudo a partir da década de 1980. Estamos presentes no movimento estudantil defendendo as bandeiras da educação pública e da valorização do professor. E atuamos ainda em sindicatos e associações de bairro. E há décadas temos representações combativas na Câmara Municipal de Campinas.
Nossa luta é permanente e pautada pela realidade objetiva do país e do mundo. O segredo da nossa longevidade está em compreendermos os desafios da nossa geração e adaptarmos nossa atuação a eles. Queremos uma sociedade socialista, mas sem abrir da nossa identidade cultural. Um socialismo com a cara do Brasil. O PCdoB é o partido mais antigo porque está sempre jovem e atual!
Em Campinas, a construção do Partido em Campinas ganha força com o fim da Segunda Guerra Mundial, durante um breve período de legalidade, quando a nossa primeira sede partidária foi instalada em um sobrado da Av. Francisco Glicério, esquina com a rua General Osório. A sede, porém, seria fechada pouco depois, quando o Partido, mais uma vez, foi posto na ilegalidade. Isso viria a se repetir várias vezes ao longo da história, inclusive com a prisão de dirigentes e militantes.
Mesmo na ilegalidade, o Partido elegeria, na década de 1940, três vereadores em Campinas. Isso só foi possível porque os candidatos concorreram pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A manobra política levou à Câmara Municipal o médico Djalma Moscoso e os ferroviários Américo Brancaglion e Armando Ferreira dos Santos. Logo em seguida, assumiria a suplente Vera Pinto Telles, a primeira mulher vereadora da cidade.
Há mais de 30 anos – e na legalidade desde a redemocratização – o PCdoB conta com representação na Câmara Municipal de Campinas. Os cinco mandatos do vereador Sério Benassi e os três de Gustavo Petta trouxeram avanços consideráveis nas áreas da educação, do esporte e da habitação – como a ocupação e regularização dos bairros Vila União, Mauro Marcondes e Parque Shangai, por exemplo.
Direção Municipal do PCdoB de Campinas – 2024/2025
- Adecir Mendes Fonseca
- Alessandra Ribeiro Martins
- Ana Claudia da Rocha Mucci
- Antônio Carlos Artioli
- Arthur Diego Herculano
- Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro
- Denise Tonsig Garcia Teijeiro
- Elisiene do Nascimento Lobo
- Fernando Vaz Pupo
- Geremias Martins de Oliveira
- Gustavo Lemos Petta
- João Carlos Lourenço
- João Felipe Nascimento Francisco
- Marcia Regina Quintanilha
- Maria Lúcia F. Toledo
- Marina Ruiz Cruz
- Rute Alves Ferreira
- Sergio Benassi
- Sidneia dos Santos Soares
- Silvana Aparecida Gomes Veiga
- Sonia Regina Ferreira de Oliveira
Comissão Política
- Márcia Regina Quintanilha – Presidenta
- Denise Teijeiro – Vice-presidenta
- Gustavo Lemos Petta – Vice- presidente
- Arthur Diego Herculano
- Antônio Carlos Artioli
- Marina Ruiz Cruz
- Sônia Regina Oliveira
- Sérgio Benassi
- Fernando Vaz Pupo
Secretarias
Márcia Regina Quintanilha – Secretária Política
Gustavo Lemos Petta – vice-presidente e líder do PCdoB na Câmara Municipal
Denise Tonsig Garcia Teijeiro – vice-presidenta e Secretária de Movimentos Sociais
Arthur Diego Herculano – Secretário de Organização
Marina Ruiz Cruz – Secretária de Comunicação
Antonio Carlos Artioli– Secretário de Finanças
Sônia Regina Oliveira – Secretária de Formação
Sidnéia Soares – Secretária da Mulher
Adecir Mendes Fonseca – Secretário de Juventude
João Carlos Lourenço – Secretário de Quadros
Sérgio Benassi – Secretário de Quadros
Comissão de Controle
– Fernando Vaz Pupo
– Ana Mucci
– Carlos Eduardo Siqueira